segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pintura Rupestre

Pinturas rupestres são pinturas feitas nas paredes de rochas no interior das cavernas. Datadas a partir do Paleolítico Superior, os autores podiam ser caçadores, que após a sua caça retratavam seu cotidiano. Foi a primeira manifestação estética da pré- história brasileira. Foram nos sertões nordestinos que surgiram as pinturas mais expressivas.
Para retratar, os artistas pré- históricos dominavam o uso de vários tipos de tintas, podendo ser de origem mineral, vegetal ou animal, como gorduras, sangues ou ossos.
O homem tem mais de 2 milhões de anos e a arte pré- histórica 30 mil anos, então podemos dizer que a arte rupestre é moderna comparando com o tempo da existência do ser humano. A pintura rupestre é uma grande fonte de informações inesgotável para a cultura humana, assim podemos datar fósseis, a cultura e as pessoas que habitaram na região.



Quatro figuras humanas, uma das quais parece grávida (à direita). Localizados na Lapa do Balé, BH.


Pintura com base no naturalismo, provavelmente uma cena onde estavam indo à uma caça. Localizado no Sítio Xique- Xique I - Carnaúba dos Dantas - Seridó -RN.



Pintura com base no naturalismo e geometrismo ao mesmo tempo. Cena de caça, onde se pode ver pequenas pessoas atacando o grande animal à direita. E no corpo do animal há linhas curvas. Localizado no sítio Toca do Salitre - Serra da Capivara - PI.


Cena com base no naturalismo. Retratando uma família, as figuras maiores seriam os pais, no centro e as duas pequenas figuras abaixo seriam as crianças. Localizado no sítio Xique- Xique IV - Seridó - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário